$ sempre ajuda

money
Imagem: reprodução

…(ou por U$22 a Letícia também tomaria)
Manter um paciente que sofre de psicose em tratamento com antipsicóticos é uma preocupação muito séria de médicos e familiares. Algo entre 25% e 80% (!) dos pacientes deixam de tomar remédios em algum momento de seu tratamento e muitas vezes isso significa reinternação hospitalar. Diversas intervenções foram testadas para melhorar a aderência ao tratamento, mas os efeitos são muito modestos e às vezes, contraditórios. Uma abordagem baseada em métodos comportamentais (“terapia de aderência”), chega a ser contraindicada.
Pesquisadores ingleses decidiram testar os efeitos de um incentivo financeiro para estimular pacientes a seguirem seu tratamento. 141 pacientes que tomavam injeções mensais de antipsicóticos foram (corretamente) divididos em dois grupos, um dos quais recebia o equivalente a U$22 por injeção e o outro não recebia nenhum incentivo para seguir o tratamento. Ao final de 12 meses, 28% dos participantes que receberam incentivo financeiro receberam pelo menos 95% das injeções previstas, comparados a 5% no grupo sem intervenção.
Talvez aqui no Brasil não seja uma boa ideia onerar desta maneira os serviços de saúde pública, mas quem sabe os familiares possam tentar individualmente este tipo de incentivo.

Effectiveness of financial incentives to improve adherence to maintenance treatment with antipsychotics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *