Por que as mulheres têm orgasmos?

disney-little-mermaid-facts
Imagem: reprodução

A tentativa de encontrar uma utilidade adaptativa, ou qualquer explicação evolutiva para o orgasmo feminino, intriga os pesquisadores há séculos. Algumas hipóteses descrevem o orgasmo feminino como uma simples consequência feliz e casual da origem comum do desenvolvimento do pênis e do clitóris. Afinal, as mulheres são capazes de conceber sem orgasmo e, portanto, o orgasmo feminino não afeta o sucesso reprodutivo. As estatísticas são claras:

– O orgasmo feminino durante a relação sexual não é frequente, especialmente sem estimulação do clitóris.

– O orgasmo feminino é mais comum na relação homossexual.

– Não há associação entre orgasmo e número de filhos.

Um estudo publicado esta semana no Journal of Experimental Zoology,  propõe explicações interessantes com base na evolução do sistema de acasalamento dos primatas, procurando homólogos do orgasmo feminino em outras espécies. O foco dos autores para o paralelo com os animais foi a descarga dos hormônios prolactina e ocitocina que ocorre durante o orgasmo feminino, mas não necessariamente durante a cópula, assumindo então que o clitóris é  a fonte principal deste pico hormonal. Os autores também examinaram a posição do clitóris em relação ao canal da cópula, avaliando o potencial de sua estimulação durante o ato sexual. Na hipótese dos pesquisadores, o clitóris era inicialmente localizado dentro do canal e, nesta posição, o orgasmo feminino cumpria uma função fundamental, como gatilho para o desencadeamento da ovulação.  Com a evolução, o ciclo ovariano deixou de depender da indução masculina, passando a ser uma atividade espontânea e, em paralelo, a distância entre o clitóris e o canal vaginal foi aumentando.

Dessa forma, de essencial para a função reprodutiva nos primórdios da humanidade, o reflexo do orgasmo tornou-se um simples prazer durante a atividade sexual. Talvez as mulheres ainda não saibam se estão melhores assim.

Veja aqui o artigo original:
The Evolutionary Origin of Female Orgasm

Uma resposta para “Por que as mulheres têm orgasmos?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *