Olimpíadas e Zika vírus

zika olimpica
Imagem: reprodução

Em 20 de junho de 2016, 150 cientistas de diversos países, incluindo um do Brasil, enviaram uma carta à Organização Mundial de Saúde, sugerindo que as Olimpíadas fossem adiadas ou realocadas em função do risco de infecção de turistas e atletas pelo Zika vírus no Rio de Janeiro. A carta motivou a realização de pesquisas com cientistas brasileiros, numa tentativa de dimensionar o problema.

Um artigo publicado no periódico “The Lancet”, fornece esta resposta.

Em 2014, à época da Copa do Mundo no Brasil, pesquisadores da USP estimaram que o risco para visitantes de adquirir dengue no Rio de Janeiro iria variar entre 0,006% e 0,04%, o que representaria um número entre 3 e 59 casos entre os turistas. À época, no entanto, apenas três casos foram registrados.

Os pesquisadores estimam que o risco de ser picado por um Aedes egypti durante as três semanas de jogos em agosto será de 3,5%. Além disso, o risco individual para os turistas de adquirir dengue no mesmo período está estimado em 0,05%.

Não se sabe o número real de casos de Zika no Brasil, mas estima-se que gire em torno de 500 mil a 1.5 milhão de casos. Levando em conta essa estimativa, o risco de adquirir infecção por Zika durante o mês de agosto próximo deve ficar entre 0,0009% e 0,001% – um número muito inferior ao estimado para a contaminação por dengue.

Embora pequeno, este risco justifica a recomendação de que mulheres grávidas devam evitar viajar para o Brasil/Rio de Janeiro durante a gestação. Agora só precisamos achar um lugar seguro para enviar as nossas grávidas locais.

Confira aqui o artigo:
Is Zika a substantial risk for visitors to the Rio de Janeiro Olympic Games?

4 respostas para “Olimpíadas e Zika vírus”

  1. Olá,
    Gostaria de receber aviso sempre que houver um novo post no ‘somente’. Como devo fazer?
    Aproveito para elogiar o blogue, pelos temas atuais, enfoque e programação gráfica.
    Muito obrigada,
    Sheila

    • Olá, Sheila! Você pode garantir o recebimento compulsório marcando a opção receber notificações, que fica logo abaixo da foto de capa da página, em um menu suspenso!
      Sempre que o blog é atualizado nós divulgamos o texto no Facebook. Curtindo a fanpage no Face você recebe as atualizações. Você também pode seguir a gente no Twitter (@somentesmt): https://twitter.com/somentesmt

  2. Olá, Gisele. Parabéns pelo post atual e, de certa forma, confortável para os visitantes que receberemos nos próximos dias. Por enquanto para nós, grávidas ou não, repelentes sempre…..Elizabeth Coelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *