O que é “demais” quando se trata de beber?

beber demais
Imagem: reprodução

Sabe-se que beber demais faz mal à saúde, mas o que é demais? Parece que esta resposta varia, dependendo do país em que se está. E alguns países sequer respondem. Pesquisadores americanos investigaram 75 países em busca de manuais oficiais com a definição do que é um comportamento de baixo risco quando se trata de bebidas alcoólicas e encontraram esta informação somente em agências governamentais de 37 nações.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o teor alcoólico padrão de um drinque é de 10g de etanol e aconselha o consumo máximo de dois drinques ao dia para homens e mulheres. Nos países onde havia diretrizes governamentais, este teor padrão variou de 8g (na Islândia e Reino Unido) a 20g (na Áustria). Um drinque de 8g corresponde a 250ml de cerveja a 4%, 76ml de vinho a 13% ou 25ml de destilados a 40%. Estas diretrizes também apresentaram grande variabilidade quanto à definição do comportamento de baixo risco:

  • 10g a 42g por dia para mulheres
  • 10g a 56g por dia para homens
  • 98g a 140g por semana para mulheres
  • 150g a 280g por semana para homens

O próximo passo das pesquisas nesta área deverá ser investigar o impacto destas diretrizes, isto é, estimar a associação entre a definição de comportamento de baixo risco em cada país e o número de doenças e acidentes relacionados ao uso de álcool.

Governmental standard drink definitions and low-risk alcohol consumption guidelines in 37 countries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *