Ligações entre o sistema imunológico e as habilidades sociais

ratatouille7
Imagem: reprodução

Uma pesquisa recente revelou a existência de vasos linfáticos na dura-mater, a mais externa das membranas que revestem o sistema nervoso central. Esta localização peculiar pode ter sido responsável por impedir sua descoberta até agora, implicando na noção errônea de que o sistema nervoso central e o sistema imunológico eram isolados e que qualquer atividade imune no cérebro era sinal de patologia. Ocorre que o sistema nervoso central não possui um sistema de drenagem linfática clássica: ali, a vigilância imunológica se passa nas meninges.

Em seu estudo, os pesquisadores demonstraram que uma molécula específica do sistema imune, interferon gama, é essencial para o comportamento social e que diversos animais a ativam durante estas interações. Quando os pesquisadores bloqueavam a produção de interferon gama em roedores, parte do cérebro tornava-se hiperativa e as criaturas, notadamente menos sociais. Quando o processo era revertido, tudo voltava ao normal.  Até agora, pensava-se que esta molécula era produzida apenas em resposta a bactérias, vírus ou parasitas.

A experiência levou a concluir que não apenas os dois sistemas se conectam, mas também que alguns traços de comportamento podem ter evoluído em função da nossa resposta imune a patógenos. Assim, é possível que parte da personalidade seja ditada pela batalha entre patógenos e sistema imune.  A ideia é de que, na evolução, a interferon gama tenha sido usada de maneira mais eficiente para permitir nossa interação social e, ao mesmo tempo, nos proteger da exposição a patógenos que resulta dessa interação. Não se acredita, no entanto, que a molécula possa isoladamente causar ou curar os problemas sociais causados por doenças como a esquizofrenia ou autismo, mas os achados desta pesquisa sugerem que o sistema imunológico pode vir a ser um alvo para novos tratamentos farmacológicos.

Veja aqui o resumo do trabalho:
Structural and functional features of central nervous system lymphatic vessels

2 respostas para “Ligações entre o sistema imunológico e as habilidades sociais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *