Descobertas novas regiões do cérebro

brain map nature
Imagem: Nature

O córtex cerebral – a porção externa do cérebro de mamíferos – é uma camada de 2 a 4 mm de espessura de matéria cinzenta. Esta formação densa de células está envolvida nas tarefas de  atenção, memória, percepção, consciência, pensamento e linguagem. Os estudos iniciais do córtex se amparavam em observações simples, como o exame das células de cadáveres e, com base nestes estudos, pesquisadores subdividiram as regiões corticais de acordo com sua funcionalidade.

Uma pesquisa publicada na revista Nature revela como pesquisadores sobrepuseram tecnologias avançadas para compor uma imagem mais detalhada do córtex. Eles delinearam 180 áreas neuroanatômicas em cada hemisfério, delimitadas por alterações da arquitetura, conectividade e funções. Isso representou um acréscimo de 97 novas regiões às 83 anteriormente descritas. Mas os pesquisadores foram além: eles criaram um software classificador, capaz de reconhecer, por meio de ressonância magnética multi-modal, a “impressão digital” de cada região cortical. Esses achados foram replicados em 210 adultos jovens saudáveis – o programa foi capaz de detectar a presença de 97% das 180 áreas corticais e replicar a delimitação destas áreas nos voluntários.

Os cientistas disponibilizaram o livre acesso ao software, na expectativa de que sua utilização em novas pesquisas possa melhorar a precisão do nosso conhecimento sobre a organização estrutural e funcional do córtex cerebral e também suas alterações no envelhecimento e nas doenças. A capacidade de discriminar diferenças individuais na localização, tamanho e topologia das regiões corticais e diferenças na conectividade ou atividade pode ajudar a compreender como cada propriedade está relacionada ao comportamento e às suas bases genéticas. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Pouco se sabe sobre a atividade bioquímica do cérebro ou sobre a atividade dos neurônios dentro de cada uma das regiões definidas – o que seria como poder ver alguém, mas não saber o que ele está fazendo.

Este vídeo, produzido pela Nature, mostra o “mapa” do cérebro:

The Ultimate Brain Map

E aqui você confere o resumo do artigo:

A multi-modal parcellation of human cerebral cortex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *