Autismo: qualidade da informação sobre tratamentos na web

qualidade info
Imagem: reprodução

Após um diagnóstico de autismo, muitos familiares procuram informações adicionais sobre o tratamento da doença na internet. Segundo pesquisas, esta busca é mais frequente do que através de conversas com outros pais ou com profissionais de saúde.  Isso não causa estranheza, com tantas intervenções disponíveis e tantas questões sobre a melhor conduta em cada caso. Mas que tipo de informação as pessoas estão recebendo?

Pesquisadores australianos avaliaram a qualidade da informação sobre tratamento dos transtornos autistas em 20 websites durante dois dias em 2013. Inicialmente, eles selecionaram 10 palavras-chave passíveis de serem utilizadas por pais de crianças recém-diagnosticadas, e criaram uma lista com os 20 websites mais importantes. Cada site foi então submetido ao teste DISCERN, usado para avaliar material escrito contendo informação sobre opções de tratamento em saúde. Ele consiste em questões que examinam a confiabilidade (quais são as fontes citadas) e a qualidade da informação sobre as opções de tratamento, além da qualidade geral do site. Em suma, ele oferece um critério de qualidade para o consumo de informação sobre tratamentos em saúde.

O desempenho dos websites foi considerado regular: em um máximo de 80, a nota média dos websites foi 46,5 (nota máxima = 67,5 e nota mínima = 25). Apenas 6 dos 20 sites forneceram referências sólidas para informações sobre os tratamentos, e entre estes estão os sites mais acessados. Os piores desempenhos dos sites no teste foram relacionados à descrição dos riscos de cada tratamento e à descrição do que ocorreria caso a doença não fosse tratada. Os autores concluem o trabalho sugerindo que a discussão com um profissional de saúde deve prevalecer sobre todas as outras formas de consulta.

Confira aqui o resumo do artigo:
Evaluation of Autism-Related Health Information on the Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *