Anticonvulsivantes na prevenção de crises de enxaqueca

migraineboy

A enxaqueca é um distúrbio neurovascular complexo, que exibe uma ampla gama de sintomas. Afeta cerca de uma pessoa a cada oito e é mais frequente em mulheres com idade entre 30 e 50 anos. A principal característica da enxaqueca é uma dor de cabeça muitas vezes incapacitante. Outros sintomas incluem enjôo, vômito, visão alterada e sensibilidade à luz, som e cheiros.

Anticonvulsivantes são medicamentos utilizados normalmente no tratamento da  epilepsia. Nos últimos anos, esta classe de fármacos vem sendo usada para prevenir a enxaqueca, diminuindo a frequência ou intensidade das crises.  Para estabelecer se há evidência da eficácia desta prática, foi realizada um revisão sistemática de estudos controlados que avaliaram o uso de anticonvulsivantes em comparação ao uso de placebo. Os participantes dos estudos tinham idade maior ou igual a 16 anos e apresentavam “enxaqueca episódica”- aquela caracterizada por 15 ou menos crises durante um mês.

Os autores da revisão concluíram que existe evidência de que valproato (ou ácido valpróico) e topiramato são eficazes na redução da frequência e/ou intensidade das crises. Os participantes dos estudos que utilizaram um destes dois medicamentos mostraram duas vezes mais chances de reduzir as crises de enxaqueca em 50% ou mais do que aqueles que receberam placebo. Por outro lado, ensaios com clonazepam, lamotrigina e vigabatrina não demonstraram superioridade destes em relação ao placebo. Os anticonvulsivantes são medicamentos normalmente bem tolerados, entretanto, valproato e topiramato devem ser utilizados com cautela em mulheres em idade reprodutiva, uma vez que podem induzir má formação fetal. São necessárias mais pesquisas comparando eficácia e segurança dos diferentes anticonvulsivantes disponíveis na prevenção de crises de enxaqueca.

Veja aqui o resumo da revisão:
Valproate for preventing migraine attacks in adults

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *