Alguns antidepressivos aumentam o risco de mania e doença bipolar?

bipolar disorder
Imagem: reprodução

As abordagens terapêuticas para tratar depressão unipolar e distúrbio bipolar são diferentes. A ocorrência de mania e hipomania em pessoas que estão em uso de antidepressivos é um efeito adverso do tratamento medicamentoso. O que não se sabe é se os antidepressivos causam mania em pacientes com depressão unipolar ou se apenas acionam o gatilho que permite a expressão de um distúrbio bipolar subjacente. Pacientes com distúrbio bipolar costumam ir ao médico durante episódios de depressão, e os sintomas depressivos tendem a dominar o curso da doença.
Pesquisadores ingleses avaliaram um banco de dados sobre saúde na atenção secundária, isto é, pacientes acompanhados por psiquiatras, e selecionaram 21.000 adultos que estavam recebendo tratamento para depressão unipolar, sem diagnóstico prévio de distúrbio bipolar, entre 2006 e 2013. Eles então procuraram diagnósticos subsequentes de mania ou distúrbio bipolar durante (em média) 4,5 anos.
A proporção de casos novos de distúrbio bipolar foi de 5% (11 casos novos para cada 1.000 pessoas/ano). A análise dos dados revelou uma associação entre o uso de antidepressivos e um posterior diagnóstico de mania ou distúrbio bipolar e os medicamentos mais implicados foram os inibidores seletivos da receptação de serotonina e a venlafaxina. Os pesquisadores alertam que a venlafaxina é recomendada como tratamento de segunda linha na Inglaterra, e que portanto, talvez essa associação com a venlafaxina seja apenas expressão de um grupo mais grave de pacientes, que não responderam ao tratamento de primeira linha. Também é possível que a suspeita de distúrbio bipolar tenha influenciado a escolha do medicamento e isso pode ter confundido os resultados.
A conclusão é de que embora não seja possível estabelecer uma relação causal entre o tratamento com antidepressivos e o distúrbio bipolar, a associação encontrada reforça a importância de considerar os fatores de risco para mania nas pessoas que apresentam um episódio de depressão. Novas pesquisas deveriam tornar mais claro quais são estes fatores de risco.

Veja mais:
Do antidepressants increase the risk of mania and bipolar disorder in people with depression?

Uma resposta para “Alguns antidepressivos aumentam o risco de mania e doença bipolar?”

  1. Tenho analisado muito meus ciclos de ação/pensamento. Fui diagnosticada com Transtorno do Pânico em 2009, mas já fazia tratamento para depressão a muito mais tempo. Ano passado mudei de cidade, de psiquiatra e de medicamento. Foi então que a venlafaxina acabou com a minha vida. Tive todos os efeitos colaterais do remédio e mesmo tendo suspendido a medicação a mais de um ano, continuo com alguns sintomas. Passei a ter breves fases de hipomania, o que me leva a questionar se o uso do medicamento errado pode ter desencadeado um transtorno bipolar tipo 2. Mais alguém já observou isso? Pode realmente acontecer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *